sexta-feira, 19 de junho de 2015

UBER: HERÓI OU VILÃO ?

 O UBER, inicia a sua jornada como alternativa aos problemas de mobilidade urbana, na cidade de São Paulo, em conflito com o Sindicato de Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi/SP, ver link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1644905-vai-ter-morte-diz-taxista-sobre-regulamentacao-do-aplicativo-uber.shtml

O aplicativo originário da cidade de São Francisco/CA - Estados Unidos, em 2009, já implantado em diversos locais do mundo, promete revolucionar a oferta de veículos disponíveis ao tráfego, pela utilização básica de veículos e motoristas particulares, que seriam cadastrados para exercerem as funções que supostamente os taxistas e o sistema de transporte, no mundo, não tem dado conta. Mas, não somente isso é polêmico no URBE e, em alguns casos, como o de São Paulo  há esta tensão: "vai ter morte", relatada no link disponibilizado acima. Existem registros de casos de violência desde o início de sua utilização, dentre os quais, casos de estupro, apesar de haver meios de os usuários e os motoristas se avaliarem mutuamente. Entretanto, fica outra grande questão, especial, de afronta à legislação, visto o impedimento perante à Lei 12468/11 deste tipo de transporte público, ou seja: veículos e motoristas particulares são proibidos de executarem esta função, que é exclusiva dos taxistas.
Seria esta uma alternativa a ser implantada nas cidades brasileiras, mesmo forçando a barra pelo descumprimento da legislação? Também, se considerarmos os ajustes que a Lei 12587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana), tenta estabelecer no Brasil, a partir da obrigatoriedade de os municípios com mais de 20.000 mil habitantes em elaborar os seus respectivos Planos de Mobilidade Urbana, com ênfase no transporte público coletivo e prioridade aos meios não motorizados, cujo primeiro prazo expirou em 12 de abril de 2015, e várias cidades ainda não elaboraram os seus planos. No caso de Campos, a prefeitura não divulga quaisquer ações à respeito do Plano de Mobilidade Urbana, apesar de ter contratado em maio de 2014 a TECTRAN por R$ 2,7 Mi e perder o prazo inicial, havendo apenas as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Vereadores. O volume inicial disponibilizado para a mobilidade urbana no país foi de R$ 143 Bi e, aparentemente a prefeitura de Campos não se interessa, mesmo havendo várias carroças trafegando pelas principais avenidas da cidade, engarrafamentos diários, acidentes, transporte público precário, ausência de vagas rotativas e transportes ilegais em pleno Centro Histórico, além da malha cicloviária subdimensionada e não articulada.
Foto:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/01/06/interna_tecnologia,464974/controverso-aplicativo-de-transporte-executivo-uber-chega-a-brasilia.shtml


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